Aprenda como estudar em casa

Tempo de leitura: 3 minutos

Não perca o foco! Aprenda como estudar em casa

Olá querido aluno, hoje vamos tratar de um assunto muito importante: como estudar em casa.

como estudar em casa

Estudar para qualquer prova, seja ela para concurso público, vestibular e, até mesmo, avaliações da faculdade ou colégio, requer muita determinação e foco, afinal, em muitos casos o indivíduo faz isso em casa, onde há diversos estímulos que podem desviar a atenção.

Diante disso, a pessoa precisa ter em mente quais são os seus principais objetivos e motivações para querer resultados positivos com esses testes. Esses pensamentos, na maioria das vezes, devem nortear as atividades e, assim, ajudar a focar nas realizações que almeja.

No entanto, sabe-se que, quando se está em casa, toda a disposição para os estudos pode desaparecer de uma hora para outra dando lugar a preguiça e a falta de ânimo.

Para evitar essas armadilhas, separamos algumas dicas para que você aprenda a estudar em casa sem perder o foco. Acompanhe abaixo.

 1 – Estabeleça uma rotina

Estudar em casa requer muita disciplina. Sendo assim, estabeleça horários fixos para se dedicar, exclusivamente, ao que precisa ler e compreender.

Não esqueça de dormir bem e, ainda, de se alimentar regularmente com cardápios saudáveis que o façam se sentir bem, afinal, é preciso mente e corpo sãos para um melhor rendimento.

2 – Tranquilidade

Escolha um lugar da casa onde haja muita luz e silêncio, isso auxilia na concentração e na retenção das informações que precisa. Afaste-se dos aparelhos eletrônicos como televisão, computador, celular e, até mesmo, do som.

Esses acessórios são responsáveis por grande parte da dispersão das pessoas, sendo assim, use-os somente em suas horas de folga.

3 – Foco e limite

 Respeite os limites do seu corpo. A concentração tende a diminuir a cada 50 minutos de estudos consecutivos, então é recomendado fazer intervalos de 10 minutos a cada período como esse. Além disso, tenha metas a serem compridas no dia.

Listar tudo o que precisa estudar naquele dia é importante porque a atenção é interesseira, ou seja, ela irá fazer de tudo para que você pense em outras coisas durante o período em que está lendo ou fazendo exercícios fundamentais.

Quando você consegue visualizar o que precisa ser feito e começa a riscar o que foi concluído, essa ação lhe dará mais motivação para continuar e não desviar a atenção por qualquer coisa.

4 – Sem exageros

Muitas vezes, na ansiedade de querer sempre bons resultados, as pessoas tendem a exagerar nos estudos. Dessa forma, passam muitas horas em frente aos livros e não descansam o tanto que deveriam.

Essas atitudes não vão ajudar em nada, pelo contrário, o estresse esgota as atividades neurais, causa problemas de concentração e a qualidade dos estudos cai por completo. O correto é sempre respeitar os seus limites e não se culpe por isso, pois ter essa preocupação é necessária para conseguir a aprovação nos testes.

Sempre que possível saia com os amigos e familiares. Procure frequentar locais nos quais se sinta descontraído e relaxado. Além disso, converse, ria, dance e esqueça, por algumas horas, a sua rotina de estudos. Quando voltar aos livros verá a diferença que isso fez na sua concentração e tranquilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *