Descubra como chutar certo em provas de concursos

Tempo de leitura: 4 minutos

Descubra como chutar certo em provas de concursos

Na hora do aperto, onde você está em dúvida entre as alternativas, saber chutar é um fator determinante em sua aprovação, então confira nosso manual de como Chutar Certo em Provas de Concursos Público.

como chutar certo em provas de concursos
como chutar certo em provas de concursos

Olá, aqui é o professor Wallace e  primeiramente quero deixar muito claro que este artigo ensinando a como chutar certo em provas de concursos não substitui um bom preparo, tente usá-las apenas em caso de questões que você está com dúvidas ou realmente não sabe. Por isso nós aqui do blog Pro Concurseiros recomendamos o Guia Fui Aprovado  como parte primordial de sua aprovação. Vamos lá então?

Sabia que existem técnicas sobre como chutar certo em provas de concurso? Não só em provas de concursos, mas sim em qualquer prova que você não tiver a mínima ideia sobre qual é a resposta certa. E sim, tem como apelar para a técnica no chute, muitas pessoas sabem como chutar certo em provas de concurso e tiram vantagem nesse ponto.

Porém, vale ressaltar que não estou aconselhando a tentar  passar em um concurso utilizando apenas as técnicas de chute, afinal, as prova podem variar, e em outras, essas técnicas podem falhar.

Então evite correr o risco, é melhor estudar o máximo que conseguir, e só chutar aquelas que você realmente não sabe a resposta. Afinal sua meta é passar em um concurso, não dá para simplesmente sair chutando qualquer coisa.

Veja algumas dicas que irão te ajudar a chutar de forma mais precisa, vai que pela lógica você acerta?

Eliminação

Antes de sair chutando a primeira letra que vir na mente, leia a questão e em seguida as respostas e observe se existe alguma resposta absurda contrária ao assunto abordado na questão.

Observando essas respostas, você já poderá eliminar 1 ou 2 alternativas que você já sabe que está incorreta.

Generalização

Desconfie das alternativas que generalizam determinado assunto, ainda mais quando só há uma questão que generaliza.

Palavras como: nunca, jamais, ninguém, sempre, completamente e total dão uma resposta muito ampla, e dependendo do assunto que está sendo abordado na questão, está provavelmente será uma resposta incorreta.

Repetição

Muita atenção com as repetições.

Outra dica antes de chutar por determinada questão, é observar se há palavras repetidas nas alternativas. Se tiver duas ou três alternativas que interligam uma mesma palavra, provavelmente uma dessas será a resposta final.

Geralmente eles colocam questões assim para confundir, já que as algumas dessas alternativas têm potencial para estar correta.

Ex:

  1. A) UVA E MARACUJÁ
  2. B) MAÇÃ E PESSÊGO
  3. C) TANGERINA E MARACUJÁ
  4. D) MARACUJÁ E MAÇÃ
  5. E) MAÇÃ E AMORA

Observe nesse exemplo acima que as frutas maracujá e maçã aparecem mais vezes nas alternativas, e em uma delas as duas são citadas, indo pela lógica, a resposta correta seria a alternativa D.

Semelhanças

Em algumas questões, o examinador da prova tende a colocar opções próximas ao real resultado tentando confundir ainda mais o candidato. Como por exemplo em questões que envolvam contas matemáticas, geralmente há duas alternativas que tem um resultado muito próximo.

Ex.

  1. A) 20,30
  2. B) 23,1
  3. C) 20,75
  4. D) 18,45
  5. E) 15,5

Observe nessas alternativas que a A e a C possuem um número muito próximo um do outro, então a resposta provavelmente será uma dessas duas.

As letras

Muitos examinadores não gostam de colocar a resposta logo na alternativa A, pois isso facilitaria muito a vida do candidato, pois ele já daria logo de cara a resposta de toda uma pergunta que ele planejou.  Quando estiver em dúvidas após ter utilizado as outras dicas, e se uma delas for a letra A, é melhor colocar a outra opção, vai que né.

Ao contrário da letra A, a letra C está exatamente no meio. Então pela lógica, ele não estará ajudando o candidato, mas não irá ser colocada na última alternativa evitando cansar demais o candidato.

Comece a observar gabaritos de provas de concurso relacionado, muitas das questões as respostas corretas são a letra C, e poucas são as letras A. E tudo isso se deve a essa lógica que mencionei acima.  Mas em tudo há exceções, então esteja certo antes de optar por alguma dessas duas alternativas, afinal, em determinados casos, as outras que estarão certas.

Leia também o meu artigo sobre como estudar português para concurso

 

Obrigado e espero que vocês tenham aprendido como chutar certo em provas de concurso.

.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *