Confira como estudar português para concurso – válido para qualquer concurso

Tempo de leitura: 3 minutos

Confira como estudar português para concurso – válido para qualquer concurso!

Olá, professor Wallace de Bem aqui novamente e hoje vamos falar de um assunto muito importante: como estudar português para concurso. Se atente a todas as dicas, pois são parte essenciais em sua aprovação.

como estudar português para concurson

A matéria Língua Portuguesa não é uma das mais fáceis de ser estudada. O candidato, mesmo que goste do assunto e tenha tido excelentes notas no ensino médio ou na faculdade, encontrará dificuldades de resolução das questões em uma prova de concurso público.

Isso acontece porque essas avaliações não exigem apenas o conhecimento básico das regras e especificações sobre o assunto, assim como acontece nos exames escolares e universitários. Nos testes para ingressar na carreira pública é avaliado a capacidade de raciocínio do candidato.

As questões são preparadas para detectar, também, o controle emocional, a atenção, o senso de orientação diante das mais variadas situações, entre outros elementos. Assim, se utilizam de diversas estratégias que forçam o indivíduo a ter dúvidas sobre determinadas respostas. Isso acontece, até mesmo, com os mais preparados.

Diante disso, uma das matérias onde há mais “pegadinhas” é a Língua Portuguesa. Dessa forma, separamos algumas dicas de como estudar esse assunto e não ter tanta dificuldade na hora da prova. Acompanhe.

1 – Gramática

A primeira coisa a se fazer é adquirir um bom livro de gramática para que sirva de consulta nos momentos de dúvida.

2 – Provas passadas

Não desconsidere as provas dos concursos passados. Aliás, esses testes são fundamentais para que o candidato possa se orientar sobre as questões mais solicitadas e, assim, começar os seus estudos.

3 – Questões

Separe as questões por assuntos, da mesma forma que está organizado no edital. Por exemplo, se no edital vier separado dessa maneira:

– Crase, Regência Nominal e verbal, Pontuação.

Estude nessa sequência, pois dessa forma terá assuntos que se complementam e, portanto, poderão ser revistos em um único período.

4 – Prática

A forma ideal de estudar a Língua Portuguesa é fazendo exercícios. Assim, ao responder as questões verifique, com a ajuda de uma gramática, as regras e dicas sugeridas. Faça anotações sobre as explicações para fixa-las na memória.

5 – Exercícios

Ao contrário do que acontece com algumas matérias como Direito, por exemplo, os tópicos de português não desatualizam (com exceção das novas regras gramaticais), sendo assim, procure responder todas as questões que encontrar em livros ou na internet.

O ideal é refazer os exercícios várias vezes até que se consiga fixar as regras. Conforme dito, acompanhe com uma boa gramatica todas as especificações e explicações oferecidas pelos livros.

Não se prenda ao fato de ter que decorar regras, isso não ajuda. Se tiver dificuldades com alguma questão procure um professor ou alguém experiente no assunto. Muitas vezes uma aula é muito mais esclarecedora do que ficar lendo a parte teórica e fazendo exercícios.

A internet está repleta de questões de excelente qualidade para estudar. Sendo assim, se possível, imprima esse material e comece a resolver os exercícios. Do mesmo modo, quem não tem condições financeiras de comprar um bom livro gramatical, recorra ao universo online.

Há páginas e páginas sobre o assunto e, assim, o candidato poderá ter acesso a tudo o que é necessário para se dar bem na prova.

6 – Material profissional

Uma coisa que atrasa a aprovação de qualquer um, até dos mais talentosos, é não ter acesso a um material profissional de qualidade. O guia prático para passar em concurso publico em 01 ano, além de possuir um modulo exclusivo de como se prepara para provas de português, conta com um bônus especial que é um curso completo de português para concurso, se você não conhece o guia clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *