Matemática para concursos

Tempo de leitura: 4 minutos

Matemática para concursos

Matemática para concursos

Matemática para Concursos é um assunto muito comum entre meus alunos, e como a maioria que acompanha o blog sabe, sou professor de Matemática, o que me motiva ainda mais para escrever esse artigo.

O que costumo acompanhar em meus alunos é que sempre começam qualquer aula com a mesma frase ” Eu odeio matemática”. Se quer realmente passar em um concurso, deve esquecer completamente qualquer pre conceito relacionado a matemática ou qualquer trauma que tenha tido no ensino fundamental e médio.

Estudo para concurso/ensino médio

A matemática ensinada no ensino médio possui um propósito completamente diferente da Matemática para concursos.Deixe de lado qualquer problema que tenha tido no passado com a matemática, Lembre-se que a matemática que estudará para passar em concurso é de um propósito muito mais complexo, ela precisa ser estudada de forma planejada para se tornar acessível, e dessa vez você não tem que tirar notas boas bimestrais para agradar seus pais, agora você precisa tirar uma boa nota uma única vez para garantir seu futuro para sempre.

1 – Não deixe para estudar depois da publicação do edital

Matemática para concursos

Como costumo sempre dizer, não deixe para estudar nenhuma matéria assim que sair o edital. Saia na frente de seus concorrentes.

Com a matemática é ainda mais simples resolver este problema, pois bastar procurar editais antigos da mesma banca e analisar o conteúdo cobrado. Na maioria dos casos o conteúdo cobrado nessa disciplina costuma se repetir em torno de 99%.

A Matemática para concurso é diferente da matemática cobrada por professores do ensino fundamental/médio. Então não caia na besteira de ler o edital  e procurar os conteúdos em livros que estudou durante o ensino fundamental/médio.

2-Planeje seu tempo de estudos

Como estudar matemática

Quando for estudar Matemática para concursos você deve ter muita paciência, pois estudará coisas que estão esquecidas em sua mente por anos e anos. Com um bom planejamento tudo se torna mais simples.

É importante fazer um cronograma com a análise dos conteúdos cobrados.

Existem disciplinas que caem em concurso que não são ensinadas na escola. Essas disciplinas deverão ser tratadas com muita atenção, deixe isso muito claro em seu planejamento de estudo. A mais importante delas, que é exigida na prova de matemática é o raciocínio lógico, procure por essas questões em provas anteriores da mesma banca examinadora.

3 – Respeite a ordem do Editalcomo estudar matemática para concursos

No edital o conteúdo programado para a prova vem em uma determinada sequência.

Essa sequência deve ser respeitada, comece a estudar pelo primeiro e siga de um em um até o último dos conteúdos.

Mesmo que tenha algum conhecimento sobre determinado assunto, nunca pule.

4- Banca examinadora

Matemática para concursos
Matemática para concursos

Sempre digo que estudar o estilo de cobrança da banca examinadora é 50% do processo.

No futebol os técnicos estudam o time adversário para analisar a forma que colocaram o próprio time para jogar, e no concurso púbico não costuma ser muito diferente. Estudar a banca examinadora é uma forma de saber como as questões são cobradas e com isso se preparar ainda mais.

Fiz um artigo explicando sobre a Banca Vunesp, deixei dicas e provas. CONFIRA clicando aqui

Algumas bancas examinadoras :

  • Fundação Carlos Chagas (FCC) – Realiza concursos federais, estaduais e também municipais
  • (Cespe)-Realiza concursos do Banco do Brasil e é a banca examinadora do concurso de analista e técnico do Banco Central.
  • Cesgranrio- Realiza os concursos da Petrobras, de bancos, do IBGE.
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV)– Realiza concursos de câmaras municipais, da Polícia Civil do Rio de Janeiro e secretarias. É a banca responsável pela prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Tente selecionar as questões que é capaz de resolver

matemática para concursos

O tempo de cada questão é muito importante, por isso nunca perca tempo em uma questão que não sabe resolver.

Até porque, ficar perdendo tempo em questões que não sabe pode gerar muito estresse e atrapalhar no rendimento durante todo o resto da prova.

Selecione as questões mais simples e rápidas para serem resolvidas primeiro.

 

Obrigado por ter lido o artigo e tomara que você tenha pegado bem essas dicas de como funciona a matemática para concursos.

Como sempre digo, um curso preparatório é de extrema importante para o seu sucesso.

Mesmo formado em matemática eu tive dificuldades em passar por alguns concursos, e só fui resolver de fato esse problema quando procurei um material de qualidade para estudar. Deixarem a indicação para vocês.

Material profissional – O guia prática para passar em concurso em 1 ano

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *