O que estudar para concurso?

Tempo de leitura: 4 minutos

O que estudar para concurso de uma maneira geral?

Olá concurseiro e concurseira, seja bem-vindo ao site proconcurseiros.com, eu sou o professor Wallace de Bem e hoje, neste artigo, vou indicar o que estudar para concurso.

O que estudar para concurso
O que estudar para concurso

Devido às incertezas econômicas e políticas do país, muitas pessoas almejam estabilidade profissional e salários compatíveis com suas necessidades. Sendo assim, a única forma de ter uma vida tranquila dentro desses aspectos é prestar concurso público.

Todos os anos, editais são lançados e provas são feitas pelos candidatos que se dedicaram algum tempo a determinado concurso. A disputa é acirrada, por isso as pessoas interessadas nesse processo passam grandes períodos estudando e se preparando para conseguir a vaga tão sonhada.

Todavia, quem deseja ingressar nessa carreira e, portanto, quer estudar desde já para essa finalidade encontra uma dúvida: o que estudar para o concurso? A resposta para essa questão é simples e veremos a seguir.

Concurso e matérias básicas

Quando se decide prestar concurso público é preciso ter em mente para qual deles se dedicará. Assim, se torna mais fácil o estudo, visto que diante das provas passadas é possível ter uma direção sobre os assuntos que são exigidos.

Evidente que, muitos candidatos começam a estudar antes mesmo da publicação do edital. No entanto, quando ele é divulgado, geralmente as pessoas já têm em mãos grande parte do conteúdo exigido, sendo, portanto, novidade alguns pontos que podem mudar de um ano para outro.

Nesse caso, o tempo restante até a prova será para a revisão do que já foi visto e, da mesma forma, estudar o que ainda não foi estudado.

Todavia, as pessoas que querem prestar concurso público, mas não sabem, ainda, para qual deles irá se dedicar mais podem começar os seus estudos. Frente a isso, devem iniciar com as matérias básicas como, por exemplo, Língua Portuguesa, Matemática, Direito Constitucional e Direito Administrativo.

Vejamos, agora, o que cada uma delas exige do candidato.

Língua Portuguesa

Essa matéria é cobrada em todo concurso público. No entanto, se engana quem pensa que, mesmo que goste do assunto e tenha tirado excelentes notas na escola e na universidade, não terá dúvidas nas questões.

Os concursos exigem do candidato atenção, raciocínio rápido, bem como a apresentação de soluções para os mais diversos problemas, assim, as questões forçam o candidato a ter dúvidas sobre qual a resposta correta.

Para se sair bem na prova é válido, conforme dito anteriormente, ter acesso as provas dos concursos anteriores. Dessa forma, será possível ver o tipo de conteúdo que é exigido. Geralmente, na matéria de Língua Portuguesa o assunto é dividido em três frentes:

– Gramática – domínio das regras

– Interpretação de texto – Compreensão de mensagens contidas em peças textuais

– Redação – capacidade de comunicação clara

Matemática

Para esse assunto, a lista de conteúdos a serem estudados é maior. Contudo, é possível que haja uma variação de ano para ano. No geral limita-se a:

– Sistema Métrico Decimal;

– Razão;

– Divisão Proporcional;

– Regra de Três;

– Porcentagem;

– Equações;

– Fatoração Algébrica;

– Áreas de figura plana;

– Progressões Aritméticas e Geométricas;

– Juros;

– Probabilidade;

Direito

Constitucional – Ramo do Direito Público Interno que se dedica a análise e interpretação das normas contidas na Constituição Federal. Ao contrário do que se pensa não é uma matéria chata, mas interessante visto que se trata de leis aos quais os cidadãos convivem diariamente.

Administrativo – Ramo do Direito Público Interno que tem como objetivo, justamente, estudar órgãos, entidades, agentes e atividades públicas. Sua meta é a sistematização dos fins desejados pelo Estado, ou seja, o interesse público.

 

Se prepare agora mesmo para passar

Talvez você ainda não conheça o Guia para passar em concurso público em 01 ano, este método tem feito toda a diferença na vida de milhares de concurseiros, clique aqui agora para conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *