Vunesp – Analisando a Banca

Tempo de leitura: 3 minutos

Vunesp

vunesp

Vunesp é uma fundação responsável pela organização de vestibulares e concursos públicos no Brasil.

Quando se trata de alguns concursos públicos como tribunais de justiça, polícia civil, prefeitura e CETESB a vunesp é quase certo de ser a banca examinadora.

Quais concursos a Banca vunesp organiza?

A banca Vunesp organiza os seguintes concursos :

  • Tribunal de justiça de Sp e Rj
  • Polícia Militar
  • Polícia Civil
  • Prefeituras
  • Detran

Características da Banca vunesp

Como sempre menciono em meus artigos, é super importante que você entenda a banca examinadora. Muitos concurseiros possuem um certo medo de encarar a vunesp e chegam a compara-lá até mesmo com a Esaf.

Leia com muita atenção as características da banca vunesp.

  • Textos longos : A vunesp costuma sempre optar em colocar textos longos em suas provas, principalmente na parte do português. Então vá para a prova preparado para ler textos grandes, procure treinar esse tipo de exercício durante a fase de preparo.
  • Matemática : Posso dizer que a Vunesp costuma “pegar pesado” na matemática, o concurseiro precisa se preparar muito e treinar muito resolvendo questões de provas anteriores, pois a matemática é uma das matérias mais complicadas dessa banca. Sou professor de matemática e costumo olhar com muita atenção para essa parte nas provas, elaborei um artigo passando minhas dicas de como estudar matemática para concursos, clique aqui e confira.
  • Textos de Lei : A vunesp sempre coloca textos de leis, principalmente nos concursos do tribunal de justiça e da polícia Militar/Civil. Vá para a prova com os textos de leis na ponta da língua.

Vunesp

1- Treine o máximo

O tempo estimado para ser aprovado por essa banca costuma ser de 6 meses à 12 meses. Então procure treinar o máximo que puder, siga o cronograma de estudo e faça provas.

Essa pode parecer ser uma dica óbvia, mas é muito valiosa. No final do artigo deixarei muitas provas para que você possa exercitar bastante.

2 – Atenção com o Português

A prova de português costuma cobrar muita gramática, no entanto de forma bem elementar. Se prepare para mandar bem na gramática, e caso o concurso seja de direito, vá muito bem preparado para textos de Lei.

3 – Respeite o edital

Normalmente as questões que são cobradas por essa banca costumam abranger quase em sua totalidade o conteúdo que é descrito no edital. A Vunesp ainda costuma cobrar questões de geografia, história e atualidades. Então analise com muita calma o edital e lembre-se dessa dica ao montar seu cronograma de estudo.

4 – Análise da banca

  • De acordo com as estatísticas a banca Vunesp funciona da seguinte forma:
  • 42% da prova é composta de interpretação de texto.
  • 10% são de concordâncias verbais e nominais
  • 10% Sinônimos e antônimos.
  • O restante varia conforme o concurso

 

Essas foram as dicas para que você maximize as suas chances de aprovação. Mas apenas dicas não resolvem tudo, eu sempre aconselho meus alunos a participarem do Guia Prático Para Passar em Concurso Público em 1 Ano, passei em meu primeiro concurso graças ao guia e por isso indico com total confiança para você.

Se quiser saber mais sobre o Guia Prático Para Passar em Concurso Público em 1 Ano clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *